15 de fevereiro de 2010

Odeio Carnaval..


DEPOIMENTO:
Odeio Carnaval com todas as minhas forças. Época em que o Brasil fica entorpecido com algo que não vejo a mínima graça e todo mundo acha que é justificativa para fazer qualquer coisa. Por exemplo, Carnaval é justificativa para muita gente ouvir e dançar o pior da música brasileira, achar que “faz parte” e que, sem essa “trolha sonora”, não tem a mesma graça.

Mas tem coisa pior. O brasileiro é socialmente obrigado a gostar de Carnaval. Por aqui, você diz que não gosta de Carnaval e todo mundo olha para você de forma estranha. Dois pensamentos são básicos: “pô, você não é brasileiro, não? Não ama o país em que nasceu?” ou “como você é chato e não sabe se divertir! Deve ser daqueles caras que veste um roupão, pega um cachimbo, se enfia na biblioteca da casa e se diverte ouvindo óperas alemãs e lendo Dostoievsky no original em russo”.

E isso não é só aqui, em Londres, sempre que se falava para os estrangeiros colegas de escola que odiava Carnaval. Seguiam-se reações de espanto e olhares que me perguntavam “você é do Brasil mesmo ou eu ouvi errado?”. Como se eu fosse um ET. Só não fica pior porque sou meio japonês e já devem ter pensado “ah, esse daí é de colônia, deve morar em algum gueto”.

Não moro em gueto algum e nem sou tão ligado às coisas do Japão. Considero-me mais brasileiro que muita gente e odeio Carnaval. Vejam alguns dos motivos para tamanha aversão (todos não caberiam nessa página).

Um comentário: