11 de fevereiro de 2010

MUSEU DA AMAZÔNIA

A frustração mundial com o fracasso da Convenção do Clima de Copenhague, realizada no último mês de dezembro, é apenas um exemplo de como a sociedade civil deste início de século XXI está atenta à questão do meio ambiente.
O reflexo dessa preocupação reflete também no surgimento de diversos projetos culturais, como é o caso da MUSA - Museu da Amazônia, que pretende preservar e ensinar sobre a diversidade ambiental do mais importante espaço natural do planeta.
Criado em janeiro de 2009, o Musa ocupará 100 hectares da Reserva Adolfo Ducke, em Manaus, uma área de floresta de terra-firme nativa que há mais de 30 anos vem sendo estudada por cientistas. Os resultados dessas pesquisas, reunidos em catálogos sobre temas como plantas, pássaros e rãs, são o ponto de partida do acervo do museu.
O público terá acesso a esse espaço em meados de 2010, quando se pretende inaugurar a primeira instalação: uma plataforma elevada coberta por uma tenda de 80 metros de comprimento. A estrutura abrigará um anfiteatro, salas para palestras e exibição de vídeos, banheiros e praça de alimentação. Cruzando seus dois andares, haverá um aquário de 800 mil litros no qual estarão expostos peixes da Amazônia, como o pirarucu, o poraquê e o jaraqui.
Serão inauguradas ainda trilhas e torres de observação dentro da floresta e exposições temáticas. Projetos de educação ambiental, de apoio à pesquisa e de divulgação científica também estão agendados.

Acesse o site e conheça mais do projeto: http://www.museudaamazonia.org.br/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário