23 de outubro de 2009

Não dá mais....

Toda emissora de TV tem seus filmes preferidos e um progama especial para passá-los e repassá-los.
Programas clássicos como: Sessão da Tarde e Cinema em Casa, passam os filmes mais toscos que o horário permite, Tela Quente em época de vacas magras também exibe umas pérolas da chatisse cinematográfica.
Caramba, de novo?
Fora o Domingo Maior, Oito e Meia no Cinema,Tela de Sucessos e o Temperatura Máxima –que passa filmes aos domingos quando não tem futebol.
Tudo programas “tapa buracos” da dupla SBT e Rede Globo, não estou contando a Rede Record, no fundo ela é a mesma coisa que as duas juntas, só muda o nome dos progamas.
Elaborei uma pequena lista de filmes, exclui os clássicos demais tais como:
Lagoa Azul (e seu remake, De volta a Lagoa azul),Crocodilo Dundee ,Karate Kid (qualquer um, mas o primeiro passava sempre),Namorada de Aluguel (Sbt adorava passar esse),Um tira da pesada 1 e 2,Os Goonies,A Lenda de Billie Jean, Desafio Mortal (entre tantas outras pérolas),O Anjo Negro, Loucademia de Policia ,Aqueles do Hulk (com o Ferrigno),Querida, encolhi as crianças (e suas milhares de variações: estiquei, cresci, bombei, dei toddynho, encolheu denovo…)
Esses todos estamos carecas de saber, mas temos uma safra um pouco mais nova e aqui vamos nós.

MIB – Homens de Preto (1997)
A rede globo lançou o filme na Tela Quente, no outro ano repetiu no minimo duas vezes, no seguinte umas cinco, logo depois foi a desculpa perfeita do domingo sem futebol na Temperatura Máxima, já cansei de ver Will Smith correndo atrás de alienígena e sendo engolido por uma barata gigante.

Babe, o porquinho atrapalhado (1995)
Começando pelo fato de ser um animal falando, filme de bixo que fala é fardado a falência na certa, em caso de chamar um pouco de atenção tem mesmo destino do “nosso amigo” Babe e ainda receber uma continuação que se já não é tão reprisada quanto o primeiro, está próximo.
Se eu ouvir o locutor falar: “Esse porquinho vai armar as maiores confusões e viver grandes aventuras” denovo eu quebro todo os botões de canais da tv e só deixo o AV funcionando.



Inferno de Dante.
Piece Brosnan não sabe que inferno não é o pico de Dante e sim ter que assistir o maldito pico ser destruído a cada 15 dias, ele fugindo em uma caminhonete vermelha com uma loira do lado.
É eu já perdi a esperança dele encarnar o James Bond e salvar o dia de forma realmente emocionante. Esse filme merece o nome, um inferno!

Con Air – A rota da Fuga (1997)
Toda vez que ouço esse nome, imagino o narrador do SBT falando: “fique agora com Con Air, a rota da fuga com Nicolas Cage, John Cusack e John Malkovich“, é sério eu decorei isso de tão maldito é esse filme, o SBT o adora ainda, passa no meio da programação de domingo – e dai o narrador solta a celebre frase quando o Silvio pergunta a “atração”. Maldição do domingo tedioso.

Todo mundo em Pânico (2000)
Quando lançaram o filme, ate parecia que ia ser algo bom e foi engraçado, na segunda vez que assisti já quase nem ri tanto, o filme se repetiu algumas várias vezes e lançaram uma continuação que parecia mais um punhado de cenas deletadas do primeiro filme em um cenário diferente.
O terceiro e o quarto não fui capaz de ver, minha paciência não é tão boa assim.


Twister (1996)
Lembra quando lançaram esse filme? Efeitos para lá de Especiais, emoção dop começo ao fim e um romance cheio de adrenalina. Muitas reprises depois, em quase todos os horários possíveis e o maldito narrador sempre com a mesma voz de entusiasmo anunciando o filme como a nona maravilha do mundo.
O filme de ação mais parado dos anos 90, onde as melhores cenas são de uma vaca passando voando e quando a atriz Helen Hunt está discutindo no meio de uma tremenda chuva de blusa branca.

Armageddon (1998)


Qual é a primeira coisa que vem a sua mente ao ouvir o nome desse filme? Em vocês eu não sei, mas para mim é a música “I Don’t Wanna Miss A Thing” do Aerosmith. Esse filme não é de todo o mal, mas já repetiu tanto que eu não aguento nem a música tema.
Foi útil para levantar a carreira de Liv Tyler e… acho que só. Filmes de desastres fazem fama e as redes de Tv adoram, adoram tanto que só o SBT passou muitas vezes e agora a Rede Globo adiquiriu para utilizar como o tapa buraco perfeito.
Afinal de contas, qual outro filme que tem o Bruce Willys como supra-herói que morre no final, Ben Afleck como o rebelde bonzinho que quer namorar a filha do chefe, que é ninguém menos que Steve Liv Tyler? Povão adooora!

As panteras (2000)
Três sexys agentes devem descobrir o paradeiro de Eric Knox (Sam Rockwell). Se não for achado rápido, sua empresa pode perder milhões de dólares. O que eu posso dizer? Cameron Diaz, Drew Barrymore e Lucy Liu, juntas formaram o trio de mulheres-gostosas-armadas-até-os-dentes que mais se repete na TV brasileira.
A fórmula da tão certo que se embaralhar as cenas de luta e mudar um ou outro dublador o povo iria achar que se tratava de um filme inédito e engoliria por mais 3 anos. Nunca vi filme tão repetido para apenas só (?) oito anos de lançamento.
E se juntarmos a continuação “As Panteras Detonando” temos coxas e chutes por mais uma década.

Jurrasic Park(1993) e O mundo Perdido (1997)
Um gordo louco e excêntrico, consegue clonar dinossauros e cria um zoológico em uma ilha na costa rica. Mais um filme perfeito para o cine-catástrofe. O que é melhor que uma continuação que iria ser tão repetida quando o primeiro da série?
Quem perde com isso são os espectadores que encontram dificuldade para distinguir os dois filmes e a única certeza que têm é que os dinossauros vão continuar lá e alguém vai tentar algo que irá proporcionar mais um filme.
Isso aconteceu e nasceu Jurassic Park 3, mas para nossa sorte nenhuma emissora passou mais que duas vezes. Não me impressiona se alguém resolver lançar o 4° filme da série, remakes estão na moda.

O Auto da Compadecida (2000)
Pense em algum especial de cinema brasileiro, ele estará lá. Pense em uma quarta-feira sem nada de bom, ele irá passar. Pense em alguma homenagem a Fernanda Montenegro, não só irão passar o filme, como vão citar que o papel foi feito sob-medida para ela.
Pobreza no sertão? Olha ali a compadecida. Problemas com a Seca? Passa Auto da Compadecida, vai! Para qualquer ocasião, desculpa ou falta de coisa melhor, Auto da Compadecida é a melhor opção, ainda mais para a Globo, já que é um filme da Globo Filmes.
Esse filme é tão repetido que nem me lembro se algum dia ele foi realmente inédito. Tem tudo que o povo gosta e precisa: Comédia, malandragem, roubo de mulher, romance, mais malandragem, gente se ferrando, gente pedindo perdão, gente pedindo misericórdia a uma entidade.
Resumindo, um filme que retrata o brasileiro e que é repetido a cada ano pelo menos umas duas vezes.

Bônus natalino: Esqueceram de Mim (1990)
Natal não é natal sem: Papai Noel, presente, comida, gente bêbada, familia brigando e… Filmes de natal. Aí entra Esqueceram de Mim, filme de natal de maior sucesso e conseqüentemente o mais repetido também. O filme acerta em cheio o público alvo desses filmes, as crianças.
Qual criança não quis viver aventuras e defender sua casa contra bandidos de intelecto semelhante?
Para mim esse filme representa a máxima do espírito de natal, o capitalismo, ou tu acha que uma mãe seria capaz de esquecer o filho em três natais diferentes em casa se o filme não vendesse bem?

2 comentários:

  1. Ha,ha,ha! é verdade, todo fim de ano dava o Esqueceram de mim! Agora o que dá é O Grinch com Jim Carey!

    ResponderExcluir
  2. hehehe... verdade tinha me esquecido do GRinch..

    ResponderExcluir