10 de agosto de 2009

Morte


Morte, óbito, falecimento ou passamento são termos que podem referir-se tanto ao término da vida de um organismo como ao estado desse organismo depois do evento. As alegorias comuns da morte são o Anjo da Morte, a cor negra, ou o famoso túnel com luminosidade ao fundo.

A morte é o fenômeno natural que mais se tem discutido tanto em religião, ciência, opiniões diversas. O Homem, desde o princípio dos tempos, tem a caracterizado com misticismo, magia, mistério, segredo.

Para os céticos, a morte compreende o cessar da consciência, exatamente quando o cérebro deixa de executar suas funcionalidades. Se porventura houvesse um espírito independente do corpo, como pregam muitas perspectivas espiritualistas, o cérebro humano seria um órgão inútil. No entanto, sabemos que o mesmo é o responsável por controlar quase todos os mecanismos de funcionamento do nosso organismo, como a fala, o pensamento, o paladar, a audição, os movimentos etc. A partir dessa constatação, fica difícil crer na possibilidade de vida após morte, pois se evidencia o "ato de existir" associado à matéria de maneira inseparável

Nenhum comentário:

Postar um comentário