Há 100 anos atrás, a população vivia, predominantemente, no campo.
Trabalhando em fazendas, essas pessoas não tinham muito tempo ou dinheiro para se importar com moda. Mesmo que uma roupa estivesse ultrapassada, ela continuaria sendo usada enquanto estivesse em bom estado. Apenas algumas pessoas faziam esforços para se manterem na moda, mas não eram todos que se preocupavam com isso. As coisas mudavam lentamente e era fácil para qualquer pessoa, que desejasse e dispusesse de recursos, inclusive um nerd, ajustar-se a ela.
É possível que muitos dos homens solitários do velho oeste, tais como os montanhistas e os escoteiros, fossem nerds. Isso em razão de sua escolha pelo estilo de vida solitária.
Com o progresso tecnológico, muitas coisas mudaram. Mais dinheiro e tempo tornaram-se disponíveis e a moda passou a ser não só uma coisa para ricos, mas uma espécie de obrigação para todos.Na mesma época, a educação se difundiu e os nerds passaram a se destacar nesta área. Isto fez com que eles alimentassem seus egos e mostrassem sua pré-disposição contra a conformidade, ou seja, aquilo que não gostavam na sociedade.Nos anos 60, com o crescente uso das drogas, muitos pais resolveram direcionar suas crianças para o estudo. Na intenção de mantê-los afastados dos perigos que a droga oferecia, acabaram enclausurando seus filhos de forma a levarem um estilo de vida nerd. Nos anos 70, o estereótipo foi reconhecido e recebeu grande atenção. Ao final dessa década, chegou-se a um consenso e uma nova palavra foi criada: nerd. Como a maioria dos estereótipos, ele não foi inteiramente aceito.Desde então, os nerds têm sido mal entendidos e ridicularizados pela sociedade.
Mas, o que é ser nerd, o que o caracteriza?
Nerd é uma dessas palavras que é difícil de definir, pois existem vários pensamento distintos entre as pessoas. Mas para conhecedores do assunto e algumas pessoas que se intitulam como tal, nerd é a pessoa que se dedica muito a alguma coisa científica ou técnica e mantém um estilo de vida um pouco diferente do restante da sociedade.
Muitas pessoas usam o termo geral nerd, mas seria melhor especificar em que área ele atua, como o nerd físico, o nerd músico e assim por diante. O nerd da computação, por exemplo, é aquele tipo que fica até tarde da noite de olho na tela do micro ou então lendo a respeito de computador e, depois, dorme pela manhã. Freqüentemente esquece das refeições por estar concentrado navegando na Web.
Em geral, são pessoas que preferem ficar isoladas em seus quartos estudando a sair para se divertir. Em seu tempo livre, fazem qualquer coisa útil como ler um livro, fazer um trabalho de aula antecipadamente, mas é muito difícil fazer algo relacionado com interação social. Por sua inclinação pelo estudo ou por sua capacidade intelectual, seus desempenhos escolares são quase sempre bons. Por isso, são chamados também de CDFs.
O nerd é uma pessoa tímida, introvertida e pouco comunicativa, o que o atrapalha de fazer amizades ou até mesmo conseguir namorar. Os nerds se utilizam da Internet para resolver, em parte, esse problema, uma vez que não precisam se identificar para dialogar, sentindo-se mais a vontade dessa forma. Sendo assim, o círculo de amizades do nerd é pequeno e, na maioria das vezes, os amigos são nerds também.
Vestem-se com desleixo, pouco importando o que os outros pensam a respeito disso. Eles não se preocupam com a moda do momento. Muitas vezes, têm problema de visão e usam óculos de grau, provavelmente devido ao constante contato com a leitura.
Toda essa forma de ser diferente parece decorrer de uma contrariedade aos costumes da sociedade, que acaba ridicularizando-o.
Consideram-se superior aos outros ou por perceberem os erros da sociedade ou serem estudiosos. Procuram agir da forma mais correta segundo o seu ideal. Muitos não bebem, não fumam?
Como passatempo, gostam de viajar, de desenhos animados, seriados, ficção científica, música e cinema.
A visão da sociedade
A sociedade, em geral, vê o nerd como um ser estranho, diferente dos padrões que a mesma classifica como normal. Acaba tratando-o de uma maneira diferente em relação ao restante dos indivíduos do meio social. Devido ao estilo de vida diferente que o nerd leva, a sociedade o vê como um bobo, paspalhão, maluco, enfim objeto de gozação e deboche.
A sociedade rotula o nerd pelo estilo de vida diferente. Isso começa pela maneira de alguns se vestirem, pois muitos apresentam-se mal em relação à moda e, em geral, usam óculos enormes, cabelos maltratados, parecendo não se importar com a aparência física.
Outro fator importante é o inter-relacionamento social, uma vez que a sociedade considera importante na formação do caráter de cada cidadão. O nerd quase não participa de atividades sociais como festas, bailes, jogos que resultam numa integração entre pessoas; ficando claro para a sociedade o seu desentrosamento. Isso também pode ser notado no pequeno círculo de amigos que o nerd tem. Além disso, o nerd fala estranho, parece não saber falar sobre outra coisa além daquilo que estuda e conta piadas estranhas que precisa explicar, posteriormente, para que seja entendida.
A sociedade não compreende por que este indivíduo não se adapta aos seus costumes. No ponto de vista das pessoas que não são nerd, já existe um padrão comportamental na sociedade, consagrado a tempos, portanto, todos devem adequar-se a ele e não ao contrário.
A Visão do Nerd
Existem vários tipos de sociedade com diversos sistemas de organização que, muitas vezes, pouco funcionam. O nerd vê a sociedade com certa indignação porque a mesma pouco faz para tornar-se melhor, com menos injustiças, violências, entre outros. Enquanto que a maioria das pessoas se calam frente a isso.O nerd acaba se isolando dessa sociedade, talvez, por ter receio de viver nesse meio tão agressivo e por não aceitar esta falta de mobilidade. Outro motivo do seu isolamento decorre do fato de o mesmo não ser aceito pela sociedade, como na realidade deveria ser.
Talvez pelo seu estilo de viver diferente, sente-se perseguido, encurralado em seu próprio canto, de onde sai com pouca freqüência. O nerd nota-se debochado e ridicularizado em seu próprio seio. E não entende o porquê dessas agressões, pois nenhuma maldade está praticando ao manter seu estilo de vida diferente.
Grande parte da sociedade não procura entender o que leva um ser humano a viver isolado em um mundo, muitas vezes fantasiado por ele. Não o conhece e não busca informações para saber quais são seus desejos, suas ansiedades, sua visão em relação à vida nem mesmo como ele interpreta essa sociedade que o julga. Apenas uma pequena parcela da população é informada a respeito do que leva o nerd a comportar-se dessa maneira.
Os Maiores Nerds da História até hoje...
William H. Gates
Steve Wozniak
Steven P. Jobs
Daniel S. Bricklin
H. Edward Roberts